Todo mercado de smartphones ao redor do mundo tem suas próprias peculiaridades. Bloqueando chips de FM nos smartphones em uma dessas peculiaridades do mercado de telefones inteligentes nos EUA e no Canadá. Embora esta prática possa parecer estranha aos usuários de smartphones em outras partes do mundo, é uma prática comum para fabricantes de telefones inteligentes nesses mercados.

De acordo com o presidente da FCC, Ajit Pai, apenas 44 por cento dos smartphones mais vendidos nos EUA tiveram seus chips FM ativados, em comparação com 80 por cento no México. Este movimento anti-consumidor é muitas vezes conduzido pelas considerações financeiras das operadoras que desejam que os clientes usem dados móveis para transmitir conteúdo.

Medida de segurança pública
Felizmente, a situação mudará em breve. Muitos fabricantes de smartphones decidiram ativar os chips de FM em seus smartphones. LG, Motorola e Alcatel já fizeram progressos nesse sentido.

A Samsung é o fabricante de smartphones mais recente para se juntar à lista. A empresa planeja ativar os chips de FM em seus próximos smartphones nos EUA e no Canadá. A Samsung fez parceria com a TagStation, a empresa que possui o aplicativo NextRadio, como parte do movimento para ativar chips de FM. Embora o comunicado de imprensa da TagStation mencione os próximos smartphones da Samsung, a lista de modelos suportados em seu site também mostra muitos smartphones Samsung atuais.

Este movimento parece ser desencadeado pelos recentes desastres naturais nos EUA. Havia pressão nos fabricantes de telefones para ativar os chips de FM em seus smartphones como medida de segurança pública. O presidente da FCC, Ajit Pai, também expressou seu apoio ao movimento.

Ter chips FM ativados em smartphones podem ser úteis durante desastres naturais. Quando as redes celulares estão para baixo ou congestionadas, as estações de rádio locais podem transmitir informações importantes às pessoas em dificuldade. Este movimento também ajuda os usuários de smartphones a ouvir suas estações locais sem depender de dados móveis ou WIFI, reduzindo assim o custo e o uso da bateria.